sábado, 10 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Nos dias de hoje a onda é a tecnologia estou realizando o curso pitec que esta auxiliando a trabalhar com as tecnologias no currículo escolar, de como realizar um bom projeto que tem por objetivo favorecer a formação do educando de nunca desistir de um sonho trabalhar com projeto proporciona um espaço de vivencia de construção de conhecimento, para dar certo, o foco esta no dialogo entre a escola, aluno, e professor. O curso ensina como trabalhar com as redes sociais na escola, que é muito interessante o aluno desenvolve forma diferente de se comunicar brincar e aprender divulgando mensagem, postar fotos, vídeo, textos que faz parte no currículo escolar.O ultimo eixo 3 com elaboração de projeto,a tecnologia no currículo ea maneira de se trabalhar em equipe compartilhando saberes.
atividade 3.3 pitec sereneide
Cursista Sereneide Klein wille
Desenvolvendo Saberes
A atividade foi desenvolvida na escola Jacy K. Salamoni com os alunos do maternal II, no início expliquei o que íamos fazer começamos com as historinhas depois os alunos olharam as figuras e fizeram os comentários cada um do deu jeito na educação infantil a criança faz a leitura através das figuras , falando o que tinha olhado, em seguida pintaram um desenho, e depois brincaram com os brinquedos pedagógicos, observaram a suas formas e suas cores. È importante desenvolver a capacidade de aprender de cada aluno,,nosso objetivo é motivar as crianças a compreender que são importante e talentos ao desenvolverem suas habilidades.
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Avaliação do maternal 2
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Os alunos se expressam com clareza e compreendem as informações, uma pequena porcentagem apresenta timidez para se comunicar. Não reconhecem as letras do alfabeto.
MATEMÁTICA
Os alunos manipulam e exploram objetos, conseguindo observar suas semelhanças e diferenças dando início ao processo de classificação e seriação. A maioria dos alunos já domina os conceitos de cheio/vazio, dentro/fora, grande/pequeno.
Já conseguem nomear alguns numerais, porém, não relacionam a quantidade correspondente.
MÚSICA
Os alunos apreciam ouvir músicas variadas, cantam interagindo com os colegas e com a professora, são poucos os que apresentam timidez, o que é normal no início do ano.
MOVIMENTO
São muito ativos em relação ao movimento, gostam dos espaços externos para correr, pular e explorar. ficam atentos aos movimentos da professora imitando-os com facilidade.
ARTES VISUAIS
Estão na fase da garatuja ordenada, já com pequenos sinais de formas. Mostram bastante interesse pelos trabalhos realizados com tinta, massa de modelar, colagens. Ainda apresentam dificuldade em respeitar o trabalho do colega.
NATUREZA E SOCIEDADE
Já compreendem alguns cuidados com a natureza, têm noção de calor/frio, sol/ chuva. Apresentam grande curiosidade em relação às novidades e descobertas.
IDENTIDADE AUTONOMIA
Identificam seus pertences e os dos colegas. Interagem-se socialmente demonstrando seus desejos, são egocêntric
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Atividade do pitec reflexão do eixo 1 e eixo 2
Nos dias de hoje a onda é a tecnologia estou realizando o curso pitec que esta auxiliando a trabalhar com as tecnologias no currículo escolar, de como realizar um bom projeto que tem por objetivo favorecer a formação do educando de nunca desistir de um sonho trabalhar com projeto proporciona um espaço de vivencia de construção de conhecimento, para dar certo, o foco esta no dialogo entre a escola, aluno, e professor. O curso ensina como trabalhar com as redes sociais na escola, que é muito interessante o aluno desenvolve formas diferente de se comunicar brincar e aprender divulgando mensagem, postar fotos, vídeo, textos que faz parte no currículo escolar.
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
modulo X Formação continuada
terça-feira, 11 de outubro de 2011
atividade2.1
O projeto tem por objetivo favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo. Com a finalidade proporcionar um espaço de vivências e de construção de conhecimento, através da integração entre o fazer artístico e o pedagógico. Para tanto, o foco da atividade está no diálogo entre a Escola, alunos e professores, aproximando o educando das diversas formas de fazer arte, podendo estimulá-lo a ser um cidadão mais critico ativo e participativo no mundo globalizado que vivemos na a formação do cidadão.
Sendo de suma importância para a Escola , proporcionando momentos de criatividades com representações com os alunos de atividades concretas e construtivas, através do projeto Fazendo Artes. Assim fortalecerá vínculos e integração das crianças, propiciando momentos de criatividade com representações artísticas, transformando um ambiente mais bonito e prazeroso para aqueles que usufruem deste espaço. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado pedagógica.
Atividade 2.1 eixo 2
Sendo de suma importância para a Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni, proporcionar momentos com os alunos de atividades concretas e construtivas, através do projeto Fazendo Artes. Assim fortalecerá vínculos e integração das crianças, propiciando momentos de criatividade com representações artísticas, transformando um ambiente mais bonito e prazeroso para aqueles que usufruem deste espaço. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Atividade 2.4
Atividade 2.4
Elaboração de projeto
Cursista: Sereneide Klein wille
Aprendizagem com as tecnologia esta acontecendo de acordo com as necessidades do trabalho com os conteúdos curriculares, sinto que não estou totalmente preparada a cultura digital. Hoje as novas gerações estão ligadas as tecnologias aos meios de comunicações a internet e as novas tecnologias estão trazendo grande desafios para as escolas. Estamos nos aperfeiçoando com o curso pitec onde possibilita mudanças em nossa prática pedagógica ampliar nossos conhecimentos em integrar tecnologias.Quando achamos que aprendemos surgem novos desafios.
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni
Plano de aula
Cursista : sereneide k. wille
Conteúdos: Oralidade, coordenação motora ampla, ordem dos números, equilíbrio, movimento. Percepção etc.:
Objetivo Geral:
Realizar atividades com jogos e brincadeiras através da pisco motricidade:
• estratégia: A psicomotricidade é uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino-aprendizagem, favorecendo os aspectos físico, mental, afetivo-emocional e sócio-cultural, buscar esta r sempre condizente com a realidade do educador.A psicomotricidade se da através de ações educativas de movimentos espontâneos e atitudes corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.Tendo em vista a necessidade e a importância de se trabalhar jogos e brincadeiras interagindo a cooperação, expressão corporal, participação, desenvolvimento e socialização da criança, proponho a desenvolver esse trabalho, desafiando habilidade e capacidades dos mesmos
Metodologia
A aula foi desenvolvida na escola Jacy K Salamoni com os alunos do maternal II C
Jogos diversos
Brincadeiras
Duração: Duas aulas
Material usado:
Túnel
Bola
Corda
CD/DVD
SOM
TV
Avaliação:
Avaliação será realiza diariamente observando o rendimentos de cada aluno, para verificar os objetivos propostos.
Referencias Bibliográficas:
Internet
Portal do Professor
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
JACY KUHN SALAMONI
PROJETO: FAZENDO ARTES
PROFESSORES CURSISTAS
SERENEIDE KLEIN WILLE
Água Boa, 29 de agosto de 2011.
MT
TITULO: FAZENDO ARTES
CARACTERISTICAS DO PROJETO:
INTERDECIPLINAR
TEMA:
FAZENDO ARTES NA ESCOLA
Projeto de artes apresentado à secretaria municipal de educação de Água Bom MT, como exigência para obtenção de sala de artes. A ser executado na escola Jacy K. Salamoni.
INTRODUÇÃO
O presente projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com os alunos e os professores da Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni com atividades relacionadas ao domínio de técnicas de expressão artística, reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com coordenação motora, fazendo arte. O projeto tem por objetivo favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo. Com a finalidade proporcionar um espaço de vivências e de construção de conhecimento, através da integração entre o fazer artístico e o pedagógico. Para tanto, o foco da atividade está no diálogo entre a Escola, alunos e professores, aproximando o educando das diversas formas de fazer arte, podendo estimulá-lo a ser um cidadão mais critico ativo e participativo no mundo globalizado que vivemos na a formação do cidadão.
Sendo de suma importância para a Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni, proporcionar momentos com os alunos de atividades concretas e construtivas, através do projeto Fazendo Artes. Assim fortalecerá vínculos e integração das crianças, propiciando momentos de criatividade com representações artísticas, transformando um ambiente mais bonito e prazeroso para aqueles que usufruem deste espaço. O ensino de Arte aborda uma série de significações, tais como: o senso estético, a sensibilidade e a criatividade.
A criança na educação infantil se encontra em fase de pensamento concreto e faz largo uso de seus sentidos para enriquecer suas experiências. Nesta fase, as atividades artísticas fornecerão ricas oportunidades para o seu desenvolvimento, uma vez que, põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação. Quando as habilidades infantis são estimuladas, ajudam no processo de aprendizagem, pois desenvolvem a percepção e a imaginação - recursos indispensáveis para a compreensão de outras áreas do conhecimento humano. Estabelecendo, sempre, um diálogo entre todos os participantes da turma - que é uma questão fundamental para que haja uma comunicação ampla - que será ampliado, desenvolvido, trabalhado, estimulado, aprimorado e praticado com constância para que a criança tenha o máximo desempenho de sua capacidade cognitiva.
JUSTIFICATIVA
Ao longo dos anos, muito se tem falado e escrito sobre a necessidade da inclusão da arte na escola de forma mais efetiva. As pesquisas desenvolvidas a partir do início do século em vários campos das ciências humanas trouxeram dados importantes sobre o desenvolvimento da criança, sobre o seu processo criador e sobre as artes das várias culturas. Desde 1971, pela Lei 5692, a disciplina Educação Artística torna-se parte dos currículos escolares. De acordo com as leituras realizadas nos PCN, a prática corrente vem sendo ao longo dos anos uma conotação decorativa, servindo para ilustrar temas de datas comemorativas, enfeitarem as paredes com motivos considerados infantis, elaborar convites, cartazes e pequenos presentes para os pais. Sendo comum que os adultos façam grande parte do trabalho. As Artes Visuais têm sido também, bastante utilizadas como reforço para a aprendizagem dos mais variados conteúdos. São comuns as práticas de colorir desenhos feitos pelos adultos em folhas mimeografadas, como exercício de coordenação motora para fixação e memorização de letras e números, deixando de aproveitar a criatividade da criança, está sim, precisa ser revista. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) (PCN da educação infantil p.86, vol. II Brasília: MEC/SEF, 1998.). Muitas experiências têm acontecido, as intenções apontam para um caminho interessante, mas é no confronto com a prática pedagógica no campo da arte que se nota a grande distância entre teoria e prática. Muitos equívocos são cometidos e a questão passa batida na maioria das vezes em que se questionam as vivências com a arte. Hoje, sabe-se que a arte da criança como manifestação espontânea e auto-expressiva: valorizavam a livre expressão e a sensibilização para o experimento artístico como orientações que visavam ao desenvolvimento do potencial criador, ou seja, as propostas centradas nas questões do desenvolvimento da criança. De acordo com o PCNS, p.85 diz que:
(...) As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais. As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis. Tal como a música, as Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente. (PCNs da educação infantil p.85, vol. II Brasília: MEC/SEF, 1998.)
Partindo do pressuposto que a Arte é um direito de todos, este projeto caracteriza-se por favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico. Para tanto, o foco da atividade está no diálogo entre a Escola, teatro, música, oficinas, pinturas, danças, etc. Aproximando o educando enquanto espaços precípuos a formação do cidadão.
Assim sendo, a integração de elementos da Pedagogia e das diferentes linguagens artísticas, propiciará a construção de uma identidade artística geral e ao mesmo tempo específica, que o diálogo entre o ensino, a pesquisa e a educação permanente será o elo que possibilitará o desenvolvimento humano. A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto.
O contato com as diversas linguagens, músicas, nas diferentes oficinas ajudam as crianças a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar pelo teatro, dança, brincadeiras e oficinas, possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências que visam o exercício da cidadania e ampliação da visão de mundo por meio da cultura, conforme preconizam os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).
De acordo com a revista da TV Escola, de dezembro de 2010, p.47 a partir de 2011, o ensino de música será obrigatório nas escolas de educação básica, assim preconiza a Lei 11.769, de agosto de 2008. O Objetivo é democratizar o acesso a arte e desenvolver a criticidade e a sensibilidade, por isto não será uma disciplina exclusiva, e sim, parte do ensino de arte.
OBJETIVOS
• Favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo.
• Propor a socialização dos alunos por meio da arte;
• Oportunizar a linguagem oral e a criatividade;
• Coordenar atividades de expressão artística; reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora.
• Buscar atividades pedagógicas de diferentes linguagens artísticas, atendendo a realidade cronológica e mental do educando;
• Articular o contato com as diversas linguagens: Musical, verbal e não - verbal, nas diferentes oficinas, para ajudar crianças a perder a timidez, a desenvolver o trabalho em grupo, a se sair bem de situações onde é exigido o improviso e a se interessar pelo teatro, dança, brincadeiras, pintura, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências através da arte;
• Favorece a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico.
• Despertar o gosto e o prazer pela arte, assim estarão se preparando para a vida da leitura e da escrita futura, desenvolvendo habilidades motoras necessárias para estas atividades.
AÇÕES
O presente projeto será desenvolvido no decorrer do ano letivo de 2011, com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni com atividades relacionadas ao domínio de técnicas de expressão artística, reorganizando a noção de espaço, atenção e concentração; através de experimentos diversos com a coordenação motora, fazendo arte. Seguindo o cronograma de atividades do ano anterior e revendo o que não foi realizado, seguem algumas sugestões de atividades, que poderá desenvolver ao longo do ano letivo de 2011. Como exemplo a pintura no muro do parquinho, integrando outras escolas e a comunidade escolar, para pintar o muro, e outros lugares que não foram pintados. Poderá ser feito jogo de memória, material pedagógico. Brinquedos com sucatas, decorar caixas de papel, reaproveitar garrafa pet em algo pedagógico. Colagens com EVA, pinturas com tinta guache, fazer porta retratos com papelão e EVA, confecção de animais com pratos de papel descartável, dobraduras, confeccionar tangam, trabalhos diversos com rolo de papel higiênico, Pintar palitos de espetinho para confecção de jogos de palito, desenhar com giz de cera usando de varias formas e tamanhos, folhas de plantas. Desenhos diversos em folha, utilizando as tecnologias diversas como: folhas mimeografadas colagem de areia colorida, farinha de mandioca, e arroz tingidos, desenhar sobre a lixa, desenho com giz de cera e pintar em cima. Utilizar o som, música como forma de promover a arte através da dança e dramatização e etc. Para o desenvolvimento do Projeto “FAZENDO ARTE”, serão necessárias aquisições dos seguintes materiais:
RECURSOS USADOS
• Tinta de cores diversas, tinta guache, tinta a base de água, bisnaga;
• Cartolina, papel laminado, Collor set, papel cartão, folha de ofício colorida e branca, papel pardo, sulfeto, crepom, papel sanfona do papel camurça;
• Isopor; Cola, gliter, cola colorida, de isopor, cola e de E.V. A, cola quente;
• Pincel PA pintura; Pincel atômico, canetinha.
• Fantasias; Lixa, palito de picolé, palito de espetinho;
• Aparelho de som, televisão, CD, DVD, vídeo, computador, retroprojetor, data show, filmadora e câmara digital.
• Tesoura, lápis, borracha, apontador, lápis de cor, giz, giz de cera.
• Fitas coloridas, crepe, adesiva, durex;
• Argila;
• Roupas;
• Cadeiras e mesas;
• Copinhos descartáveis;
• Balões; etc.
• Anilina de diversas cores;
• Material a ser tingida, farinha de mandioca, arroz, macarrão e outros, para os alunos realizarem colagens na sala.
• Juntar sucatas no geral (Tampinhas, garrafas vazias, vidros, caixas e outros) que possam ser transformados em arte.
CRONOGRAMA
O presente projeto será realizado no decorrer do ano letivo de 2011 na escola Jacy K. Salamoni.
ATITUDES
A avaliação será durante toda a execução do projeto, realizando um diálogo constante entre escola, alunos e professor para saber a real necessidade da turma e da escola, para que o aprender fazer fazendo seja respeitado.
RESULTADOS
A linguagem da arte na educação infantil tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos, sensíveis e culturais. Até bem pouco tempo o aspecto cognitivo não era considerado na a educação infantil e esta não estava integrada na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96 veio garantir este espaço à educação infantil, bem como o da arte neste contexto. O presente projeto tem por objetivo favorecer a formação do educando por meio de uma interação entre o fazer artístico e o pedagógico, envolvendo os aspectos tecnológicos, cognitivos, afetivos e culturais, no aprender fazer fazendo. Espera-se que ao realizar as atividades artísticas as crianças possam despertar o gosto e o prazer pela arte, e através destas atividades estarão se preparando para a vida da leitura e da escrita futura, desenvolvendo habilidades motoras necessárias para estas atividades.
Com a denominação de Educação Artística, sendo considerada uma “atividade justificativa e não uma disciplina”. O fato representa certa conquista em especial, porque deu sustentação legal a essa prática educacional e pelo reconhecimento na arte e na formação dos indivíduos.
Fica claro no trabalho de artes, como a criança brinca e ao mesmo tempo desenvolve determinadas atividades completamente relacionadas ao ato expressivo e comunicativo. Utilizando músicas, jogos dramáticos, expressão corporal, texto verbal e não-verbal, atividade visual, fruindo artes representadas e criadas pelos alunos. Cabe a cada uma dessas crianças estipularem pessoalmente uma relação do seu eu e a arte, desenvolvendo a sua criatividade na interação entre o fazer artístico e o pedagógico pela livre expressão artística, visando a desenvolvimento do potencial criador.
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
atividade 1.5
Atividade 1.5 Propostas de projetos
O vídeo deixa bem claro a idéia de que qualquer instrumento de ensino só é valido quando o professor souber como utilizar o mesmo. De que adianta muitas tecnologias se a forma de ensinar continua a mesma. Será que o acesso as novas tecnologias é suficiente para uma educação de qualidade, as vezes os professores não muda sua metodologia, a educação também precisa estar em constante busca de melhoria capacitar seus professores para atender seus alunos.
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VII
Formação continuada Módulo VII
Na vida deveria ter somente um tipo de raça, a raça humana, depende da cor da pele. Hoje ainda acredita que a cor e a raça influencia no trabalho e na vida cotidiana das pessoas. O Racismo no Brasil é uma atitude de ignorância as próprias origens. Na educação, esta sendo trabalhado sobre as diferencias raciais, as diferencias das raças e cor de cada pessoas. Na educação infantil na sala do maternal IIB foi realizado um trabalho com os alunos para mostrar as diferenças raciais, foi trabalhado com livro e revista fazendo recorte e pintando , identificando as raças, pedindo que cada um identifica-se sua cor, todos identificaram sua cor naturalmente.
15/8/11
terça-feira, 16 de agosto de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA MÓDULO VII
Formação continuada Módulo VII
Na vida deveria ter somente um tipo de raça, a raça humana, depende da cor da pele. Hoje ainda acredita que a cor e a raça influencia no trabalho e na vida cotidiana das pessoas. O Racismo no Brasil é uma atitude de ignorância as próprias origens. Na educação, esta sendo trabalhado sobre as diferencias raciais, as diferencias das raças e cor de cada pessoas. Na educação infantil na sala do maternal IIB foi realizado um trabalho com os alunos para mostrar as diferenças raciais, foi trabalhado com livro e revista fazendo recorte e pintando , identificando as raças, pedindo que cada um identifica-se sua cor, todos identificaram sua cor naturalmente.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
Desigualdade racialno Brasil modúlo VI
Desigualdade racial no Brasil
O preconceito e a descriminação racial aparecem no Brasil como consequencias inevitaveis. A persistencia do preconceito e a descriminação após a destruição do escravismo não é ligado ao dinamismo social do periodo pos- abolição mas é interpretada como atrasso de fenomeno culrural, devido ao ritmo desigual de mudanças das várias dimençoes dos sistemas economico, social, e cultural. O ensino da história do Brasil levaram em conta as contribuiçoes das culturas e etnias para a formação do povo Brasileiro, especialmente as matriz indigena, africano, e européia.O racismo é um assunto dificil de ser abordado, as diferencias raciais no brasil é de natureza histórica. Apesar de na ultimas decadas ter se falado muito em igualdade e desenvolvimento na prática não houve açoes substancias por parte do governo ou da sociedade, para erradical essa situação.A luta contra o racismo é uma forma de unir as pessoas.O racismo não é um problema dos negros, ele afeta toda nossa sociedade a luta contra o racismo não é uma luta contra os brancos , mas sim uma luta para a construção de uma sociedade onde várias culturas passam viver em harmonia. No Brasil tanto os pretos quanto os pardos, estão em desvamtagem considerando em relação aos brancos em termos de condições de saúde educação, emprego, renda e riqueza
plano de aula formação continuada móduloVI
Conteúdo:
Direitos Humanos
Objetivo geral
Conversar com os alunos sobre o preconceito racial e suas raízes, na cultura brasileira e o respeito e a igualdade.
Estratégica:
Pesquisar em
Livros
Revistas
Vídeo
Dialogo
Atividade concreta sobre as diferenças raciais e culturais.
Cronograma:
Duas aulas
Avaliação
Será avaliado a participação, e a prendizagem dos alunos durante o desenvolvimento das atividades propostas em grupo e individual.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Formação Continuada - Modulo IV
MODULO IV
Será que alguém duvida de que o negro revolucionou a cultura no Brasil. Já é patrimônio cultural a capoeira, recém incluída, o samba de roda do recôncavo Baiano, o Jango do sudeste, o samba do Rio de Janeiro, o oficio das baianas de acarajé e tambor de criola do maranhão que é uma espécie de dança acompanhada por canto e percussão de tambores.
Levando as crianças a uma apresentação de capoeira constatei o fascínio que gira em torno de uma roda de capoeira, as crianças são atraídas pelos movimentos e pela ginga e principalmente pela música normalmente tocada ao vivo nas rodas
terça-feira, 17 de maio de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA Módulo 4
Livre do acoite da senzala e preso na miséria da favela
A liberdade da escravidão foi registrada no final do século xIx. A suposta liberdade do acoite de senzala trouxe benefícios a sociedade branca, várias foram as conseqüências de 13 de maio entra o abandono intelectual e econômico dos recém-libertos escravos brasileiros. Os escravos não estavam preparados para a liberdade, depois de liberto começa outro grave problema como a falta de experiência de dinheiro e informação e a descriminação racial, surgem as favelas , sem as mínimas condições de vida humana, a miséria ocorre devido o abandono e inexistência de política publica, não tinha educação saúde saneamento básico
Formação
quinta-feira, 12 de maio de 2011
FORMAÇÃO CONTINUADA
segunda-feira, 25 de abril de 2011
slaid diferenças raciais
Sou uma professora que gosta e respeita o trabalho, e que sabe que precisa cada vez mais continuar buscando conhecimento e informação, para enfrentar as dificuldades no dia a dia e oferecer atividades que motivamos aluno, e para isso precisa estar pronta para aprender.
Em todos os momentos da nossa pratica, temos novos desafios, experiências, que jamais vamos esquecer, penso que o professor dá oportunidade ao aluno a despertar da curiosidade, o interesse pela tecnologia.
Posso dizer que com o passar dos anos tenho mudado a minha pratica pedagógica, de acordo com novas realidades, possibilitando troca de conhecimento entre aluno e professora e também como os colegas de profissão. Já não somos seres prontos, e sim seres em construção, pois interação é um momento que devemos valorizar.
Desta forma o aluno quer expressar o que ele sabe o que ele mais gosta o da ultima tecnologia e mostrar seus conhecimentos. Penso que essa prática não é fácil para todo professor, porque quando oportunizamos ao nosso aluno esse momento, esse questiona, levanta questões que é diferente de nosso cotidiano e às vezes podemos nos sentir inseguros se não estivermos preparado para isso. Mas mesmo assim a cada ano, essa prática tem sido mais prazerosa porque aprendi no cotidiano escolar como lidar com esse momento, e os resultados tem sido satisfatórios
quarta-feira, 20 de abril de 2011
atividade1.2
Hoje os professores tem que lidar muito com as tecnologias é um trabalho difícil alem de buscar saberes de conhecimento do passado, busca saberes para lidar com a tecnologia na escola. No passado o professor era preparado para dar aula e nunca mais modificava seu jeito de trabalhar trabalhava o repetitivo . Hoje em dia é impossível imaginar esta situação, o professor tem que estar sempre contínuo através de pratica de formação continuada. O professor e hoje em dia não é um mero transmissor de conhecimento, também não é apenas uma pessoa que trabalha em uma sala de aula, ele é um organizador de aprendizagens, aprendizagens por meio de informática.Hoje nós podemos vivenciar no nosso ambiente escolar, situações distintas nunca temos alunos que estão no mesmo nível de conhecimento, por isso o professor tem que estar preparado para atender as necessidades dos alunos tanto no que corresponde ao senso comum ou no conhecimento científico e tecnológico.
Diante disso, entendemos que a partir do momento que escolhemos ser professores já estamos envolvidos nesse processo, e como professora faço parte dele e tenho refletido sobre minha pratica constantemente, buscando formação continuada e interação com outros meios de aprendizagem .
Sendo assim, necessitamos de capacitação que possa oferecer subsídios para todos os profissionais da educação para que esses possam fazer parte dessa nova realidade e para que as mídias e tecnologias possam ser realmente significativas nesse nova fase na qual a escola está fazendo parte.
terça-feira, 19 de abril de 2011
atividade1.7
Disciplina Arte
Turma: maternal III B
Professora Sereneide Klein Wille
Escola Municipal de Educação Infantil Jacy Kuhn Salamoni
Ano 2011
O projeto de arte tem como objetivo permitir que os alunos conheçam um pouco de como fazer uma colagem de um desenho de um coelhinho usando como recurso cola EVA picados e um desenho para colorir coloca ao redor da mesa cada um ia colocando os EVA no papel. E depois de pronto colocá-la em exposição no mural da escola foi fotografado e filmado.
Analise da pratica
Penso que foi uma grande experiência muito importante as vezes tem carência de material pedagógico na escola mas a vontade de realizar um trabalho, que foi mais um desafio como uma experiência de sucesso como pratica pedagógica positiva.
atividade1.5
Atividade 1.5
A atividade me chamou atenção foi de contar história que permite explorar como; qual o titulo da história quais os personagens, e quantos são, onde se passa a história,para que esse trabalho pudesse ser realizado usei alguns recursos fundamentais como livros de histórias, fantoche. A aula não pode passar de 20 minutos.
A brincadeira é uma atividade que estimula a criatividade o raciocínio a concentração da criança deve estar presente no dia-a-dia escolar